quarta-feira, 27 de maio de 2026

Outono Tropical

 

Um retrato do outono por aqui está contradizendo, por ora, a nova Estação.

Vamos à praia, o mar agitado não dá para ficar muito tempo sentada na cadeira na areia preta (monazítica). Poucas pessoas, no máximo uma meia dúzia comigo, cada qual bem afastada uma da outra. Só uma senhora vem puxar assunto sobre a questão da praia estar vazia. acabou o verão e as aulas estão de vento em popa.

Amo passear no outono, ver os barcos parados nos ancoradouros, parece que estão como os seres humanos, se preparando para hibernarem.

Por sua vez, o Outono nos inspira à reflexão, é epoca especial para deixarmos nossos barcos mais protegidos das ingempéries da vida.

Hoje cedo, o salva-vidas teve trabalho para uma pessoa resgatar, pois o mar estava bravio. Dizem que anunciando muitas chuvas.

O barco para mim tem significado especial imagino-me andando num lago sereno, apreciando um lindo poente. Nem sempre ha a possibilidade. Um cenário idílico inspira.

Um barco abandonado me dá lástima, é triste ver seu estado vegetativo numa praia deserta.






quarta-feira, 20 de maio de 2026

Caminhada Diária


Tão  logo desço  do edifício,  já estou de frente para o mar.

É  um bálsamo gigante o azulão à  minha espera.

Posso descer triste que, em seguida, vem a alegria interior a me encher de regozijo o coração. 

Nossa rua nos motiva, normalmente, a anterior tinha flores por ela e agora, tenho o mar pertinho.

É  uma rua arborizada,  no outobo o Criador me apresenta um cenário ainda mais lindo com árvores castanhas... As folhas tonalizadas de ocre me dão um clima interior de pacificação. 

A rua pessoal é  um estímulo a caminhar por ela, a ter ânimo de dias melhores e abençoados. 

Amo minha rua e todo o silêncio que atravesso para chegar na orla esperada a qual me dirijo agora após escrever.


quarta-feira, 13 de maio de 2026

Elisa


Elisa caminhava atentamente ao seu redor, procurava se esquecer, que fosse por um tempo, de problemas corriqueiros cotidianos. Aliviava seu espírito que o mal tentava manter ansioso.
Vinha uma avalanche que parecia iria enterrá-la viva, ela confiava em Deus somente e rezava, no final do dia reebia uma notívia ou algo que iria resolver tal aparente dilema gigantesco.
Quando a adversidade vinha, sentia como se fosse um elefante à sua frente de tão grande ao seu pequeno poder sem que o Pai Supremo se colocasse a frente de tal coisa.
Aprendia, dia após dia, que só em Deus se pode vencer.
O elefante se transforma em formiguinha á procura de um docinho para degustar, faminta de serotonina.
Aquilo que, em princípio, inspirava poder, força, que a desestabilizava, se transformava em paz, prosperidade e Proteção Divinal. Ele que é lealdade, paciência, inteligência longevidade, estabilidade.

quarta-feira, 6 de maio de 2026

Instinto Materno




Um serzinho indefeso nascia no interior de uma cidade pequenina, a chamaram com o nome de flor.
Mãos poderosas a acolheram cá na Terra. Foi graças a estas Mãos que ela viveu, cresceu e ficou bem madura.
Como uma cordeirinha, filha de um cordeiro, tão passivo e bondoso, ela sobreviveu.
Ele a acompanhou nas vitórias, dizia-lhe emocionado: - Muito obrigada, minha filha.
Pedia-lhe cheirinhios, lhe dava outros em retorno.
Dava um pequeno cascudinho na cabeça para ver se o coco estava maduro. Era alegre, seu bom humor fê-lo grandes desafios.
Era tão bom, mas tão bom, que tinha o apelido de "banana" (homem molenga, palerma) pelos seus familiares, uns em tom de brincadeira, outros não.
O cordeiro foi envelhecendo, os papéis foram se invertendo, de cuidador, precisou ser cuidado.
Ambos eram pacíficos, cocomitantemente.
Ele só fez o bem a muitos e, no final da vida, sua cordeirinha estava a seu ado, foi ela que lhe deu cheirino e lhe agradeceu por tudo:
- Vai com Deus, meu pai! Obrigada por tudo.
Seus cheirinhos, como se fossem lambidinhas, ficaram inesquecíveis e ela sente muita saudade dos seus carinhos desde sempre.


Um Encontro

  T odos os dias sai a caminhar. Primeiro vai sem nada, apreciar e exercitar tão somente. O percurso é sempre o mesmo, após o café matinal,...