terça-feira, 4 de março de 2025

Grande Brincadeira

 

(foto pessoal - Praia da Arrebentação - Guarapari - ES)

Sentia-se muito cabisbaixa, andava pelas veredas meditando em sua vida, em como comprazer seus dias.

Nem se havia dado conta de que era Carnaval e um saltimbanco dela se aproximou devagar.

Em princípio, lhe deu muito receio de ser um salteador dissimulado.

Afastou-se, despistadamente, como costumava fazer quando algum estranho se aproximava dela. Inclusive, rezava, baixinho, a oração de São Cipriano que lhe havia ensinado uma religiosa para espantar pessoa mal-intencionada de todo gênero.

Na realidade, constatou que era um arlequim e ele continuava a segui-la pelo passeio afora. Ela olhava tão de relance que nem havia notado a tal inventividade direito.

Como ele não se afastava nem com a oração, ela entrou num supermercado aberto. Ficou por lá um tempo hábil, viu preços, comprou algo para não sair de mãos vazias, tomou um café, nada de ter vontade e ir e enfrentar o fantasiado.

Por não ter mais o que olhar, resolveu se aventurar e arriscar a ver os ares lá fora da alameda já bem povoada pela hora que se adiantava. Enquanto examinava as mercadorias, pensava, num misto de nostalgia, em algo que tinha lido uma certa vez e não lhe saiu da memória, se acalmou mais.

Botou o rosto para fora do mercado, uma bátega de confete e serpentina caiu em cima dela, ficou mais ainda apoquentada, era de dia e não estava ainda na hora de tais graças típicas da época carnavalesca. Em horário noturno, não costumava sair de casa, não se deslocava de jeito nenhum da sua moradia.

Não se conteve, estava apavoradíssima mesmo tentando disfarçar, quando o tal encenado começou a gargalhar alto. Do carro, saiu uma bailarina de poucos aninhos e uma colombina maior que logo deu a mão à pequenina.

Estavam todos paramentados, ficou perplexa, sem nada entender, mas, pela gargalhada, sentiu algo doméstico.

Era mesmo sua família que chegava de viagem de surpresa e lhe queria pregar uma pegar a fim de fazê-la contente.

Ufa! Pensou, achando tudo uma interessante lorota e agradecendo pelo bom pasmo que lhe haviam feito e, em especial, ao tal mascarado com muito senso de humor desde pequenino.





Cerúleo Estiloso

  (foto do filho Praia da Costa ES) N um momento precioso de firmamento cerúleo, saiu a passear com boa disposição de aproveitar bem o dia....